Com efeito, dos valores dos gráficos que a seguir apresentamos, os referentes ao período de 1700 a 1830 são estimativas calculadas com base em numeramentos, arrolamentos gerais e informações dispersas recolhidas em outras fontes históricas, tendo em consideração as tendências demográficas verificadas naquele período, quer a nível nacional, quer na Terra de Besteiros. Para a identificação daquelas tendências socorremo-nos de duas obras: o “Dicionário da História de Portugal”, de Oliveira Marques, e “O Concelho de Tondela – Dos finais do século XVI aos inícios do século XX – aspectos demográficos e económicos”, do Professor Doutor António Manuel Matoso Martinho.
A densidade populacional, que representa o número médio de habitantes por quilómetro quadrado, foi calculada tomando como constante o valor de 9,22 que corresponde à área actual da freguesia de Mouraz, em quilómetros quadrados.
Os dados disponíveis mostram que entre 1527 e 1830 a população de Mouraz teve um crescimento lento, registando-se, ao longo de três séculos, um aumento médio de pouco mais de um habitante por ano. No entanto, não se tratou de um crescimento uniforme e contínuo, tendo-se registado algumas fases de estagnação, e até de decréscimo populacional (...)
In Mouraz História e Memórias, António Fernando Dias de Almeida
Sem comentários:
Enviar um comentário